Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

OS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO: NOVAS DESCOBERTAS

   Recentemente os Institutos Karolinska, na Suécia, em conjunto com a Universidade de Granada, na Espanha, analisaram em uma pesquisa nove mil voluntários, e concluíram que os que eram musculosos apresentaram uma incidência de doenças graves, menor do que os que eram flácidos, em 19 anos. Na turma dos mais fracos, houve uma taxa de 50% mais alta de mortes em comparação com o grupo dos musculosos. A pesquisa vai mais além e aponta outros benefícios da musculação. A força muscular está ligada à prevenção de problemas crônicos. É o caso do câncer. Pessoas com músculos tonificados resistem mais aos tumores. O poder desse tipo de exercício também vai contra substâncias oxidantes, que danificam o DNA e, consequentemente, contribuem para o aparecimento de células anormais. Embora a gordura corporal contribua para reações inflamatórias que aumentam o risco de um câncer, pessoas obesas que se submetiam a treinos com pesos também pareceram menos sujeitas ao câncer. Ou seja, a musculação, apesar de não queimar tantas calorias quanto à atividade aeróbica, ajuda essa parcela da população a reduzir a ameaça de um tumor.
   Recentemente um programa de televisão produzido pelo canal BBC levou quatro jovens britânicos sedentários aos Estados Unidos para viver com alguns dos aposentados mais saudáveis do mundo, entre eles Ida Wasserman, que aos 102 anos faz musculação todos os dias. Ida é a estrela da comunidade para idosos Sun City, na Flórida, onde os aposentados fazem o que podem para limitar os efeitos da idade. Ela se mudou para lá com quase cem anos, para morar perto da filha, então com mais de 70, que sugeriu que ela fizesse exercícios. Com a musculação, ela deixou de usar bengala e passou a ser muito mais independente. Por ter começado a malhar com uma idade tão avançada, Ida se tornou uma inspiração para outros aposentados e também para os jovens britânicos, que assistiram boquiabertos a uma de suas sessões de musculação. Os jovens britânicos acharam a rotina da idosa muito difícil. Depois de ver a rotina de exercícios de Ida os jovens se sentiram envergonhados, pois o único exercício que faziam era o de caminhar até seus carros. Este programa da BBC se chama “Você está mais em forma que um aposentado?”, e tem como objetivo mudar o estilo de vida de jovens, que comem mal, fumam, bebem demais e não se exercitam.
   Estas duas notícias nos traz a tona uma importante realidade que a algum tempo atrás era desconhecida, a musculação pode ser uma ferramenta  extremamente importante em nossa vida servindo como uma fonte de benefícios. Os benefícios da musculação vão muito além dos benefícios estéticos, aquele estereótipo sobre a musculação acabou.
 
“Treine seu corpo para ser forte, vigoroso, potente e saudável, afinal a grande riqueza que você possui é seu corpo, lembre-se talvez ele seja a única coisa que você levará até o final de seus dias, portanto cuide dele.”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário