Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DIETAS DA MODA: QUAL A MELHOR?

 AUTOR:DIOGO FRANCO

Dieta da sopa, dieta da lua, dieta da banana, você já fez alguma dessas dietas? Será que quando você parou a dieta, seu peso se manteve em longo prazo? Pois bem, ATENÇÃO você pode estar se dando problemas de presente. Com certeza você já ouviu falar em “dietas da moda”.  Assunto esse que estamos cansados de ouvir, mesmo sabendo que podemos fazer muito mais pela nossa saúde/alimentação, assim evitando doenças silenciosas, e até mesmo diminuindo o risco de vida. A Cada dia que passa cresce a divulgação na mídia em geral da tal “dietas da moda”.
 Revistas colocam em circulação tais formas que muitas pessoas adotam para buscar o corpo perfeito, ou aquele resultado milagroso, sem saber que nosso corpo funciona como um motor de automóvel que necessita de tais combustíveis para que possa funcionar, e sem eles os problemas começam a aparecer. Diante de tantas formas para emagrecer rapidamente, a mais famosa é a redução ou “corte” de carboidratos, nutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia, o carboidrato é normalmente banido das dietas que estimulam o emagrecimento rápido a qualquer custo, pois e tido como o vilão do excesso de peso. Porem, a ausência de carboidratos no cardápio pode diminuir a quantidade de serotonina, substancia produzida no cérebro com a função de regular o apetite e a saciedade. A queda de serotonina pode levar a compulsão alimentar e ao aumento da ansiedade, dificultando ainda mais o processo de emagrecimento.
  Basicamente estas formas se explicam em eliminar o consumo de tal grupo de alimentos, e exagerar em outros.  Essa forma de perder peso pode acarretar em diversos problemas para nossa saúde, ou até mesmo, trazer uns quilinhos a mais posteriormente. A questão não está em cortar ou mudar radicalmente nossa alimentação para que possam surgir efeitos em nosso organismo ou até estético. A mais nova e melhor dieta nesse sentido seria REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, ou seja, ajustes nos hábitos alimentares, uma mudança de vida que irá trazer resultados definitivos, sem que tire de você o que é mais gostoso e prazeroso, que é o sabor dos alimentos. Falar em ajustar hábitos alimentares parece ser algo muito difícil para muitas pessoas, mas quando pensamos em saúde, prevenção de doenças e vitalidade, talvez pensasse com mais cautela, e reagiríamos com mais esforço para que isso aconteça. Às vezes ficamos totalmente preocupados com os estilos e métodos de treinamento que vamos utilizar para melhorar nosso desempenho, e acabamos nos esquecendo de que “somos aquilo que comemos”, portanto, nada melhor do que uma dieta balanceada com quantidades suficientes de lipídeos, proteínas e carboidratos, para que possamos ter resultados significantes aliados ao treinamento. Já parou pra pensar em qual vai ser sua nova dieta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário