Páginas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MUSCULAÇÃO : HISTÓRIA E FATO

   Voltando ao passado mais especificamente na Grécia antiga em Creton, um cidadão grego chamado Milon iniciou seu treinamento levantando um pequeno bezerro nas costas. À medida que o bezerro crescia Milon também crescia e se tornava mais forte.  Milon naquela época já utilizava um dos princípios do treinamento, aliás, um dos mais importantes o princípio da sobrecarga progressiva.
   O corpo humano é uma maquina incomparável sendo capaz de se adaptar a estímulos estressores. A musculação é um potente estímulo estressor, porém o corpo humano se adapta produzindo mais força e proteínas contratéis para atender as demandas externas.
   Voltando a história de Milon o que aconteceria se o bezerro não crescesse e não aumentasse seu peso?
   Provavelmente o corpo de Milon entraria em homeostase e se adaptaria a sua atividade, a de carregar o bezerro com aquele peso. Portanto através da história podemos perceber como aumentar o estímulo na musculação é crucial para alcançar os objetivos .
   Aumentar a intensidade (a qualidade) do treinamento é a primeira coisa a se fazer para que um maior estimulo seja  colocado. O aumento das cargas, a realização do treino sempre em repetições máximas, o respeito pelos intervalos entre as séries e principalmente a realização do exercício com a melhor execução possível “sem roubar” é de suma importância para chegar aos resultados. Então quando uma melhora na intensidade for alcançada o volume (quantidade) poderá ser aumentado através do aumento no número de exercícios, aumento do número de séries bem como o aumento na freqüência semanal.
   É fato que existe uma interdependência entre volume e intensidade, portanto lembre-se que quanto maior for um dos itens menor será o outro, então tome cuidado com treinos com alto volume porque a intensidade pode ficar prejudicada e a intensidade é um fator crucial para quem busca resultados consistentes.
   Não existem receitas na musculação, existem muitas variáveis (peso, numero de séries, velocidade de execução, numero de exercícios, freqüência semanal, intervalo de descanso entre séries, seleção de exercícios) que podem ser manipuladas de acordo com as bases fisiológicas aptidão física e características individuais de cada praticante.
   Não procure a solução ou treinos prontos na internet, mesmo ela sendo uma ótima ferramenta, muitas bobagens e mentiras podem ser encontradas. Converse com pessoas especializadas. Não acredite nos “lâmpadas”, aqueles que saem espalhando o que ouviram sem pesquisar sobre o assunto.

“As pessoas tendem a acreditar mais numa mentira que gostariam de ouvir do que numa verdade que não lhes agrade”

Bons Treinos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário