Páginas

domingo, 24 de outubro de 2010

HIPERTROFIA MUSCULAR E BIOLOGIA MOLECULAR ENTENDENDO OS PROCESSOS



    A preocupação com a estética se torna cada vez maior entre as pessoas que procuram um programa de exercícios físicos, sem dúvida para a maioria das pessoas que iniciam um programa de exercícios físicos o objetivo principal é a busca pela melhora na estética. Na atualidade o considerado corpo perfeito envolve um considerável volume muscular e uma baixa quantidade de gordura corporal .
   Em relação a hipertrofia muscular o mecanismo por qual ela ocorre foi assim descrito por Macardle: "um aumento na tensão muscular induzido pelo treinamento de força proporciona o estímulo primário para iniciar o processo relativamente lento de crescimento do músculo esquelético, ou hipertrofia. O estresse mecânico imposto aos componentes do sistema muscular induz as proteínas sinalizadoras a ativarem seus genes que ativam a translação do RNA mensageiro e estimulam a síntese protéica num nível superior ao fracionamento das proteínas.
   Segundo a teoria da hipertrofia muscular a partir da biologia molecular para ocorrer a hipertrofia muscular induzida pelo treinamento de força é necessário que as vias de sinalização intracelulares sejam inibidas e/ou ativadas. É importante salientar que os autores da teoria da hipertrofia a partir da biologia molecular não negam a teoria das microlesões apenas a acham uma parte do processo. O Estresse mecânico causado pelo pela contração muscular estimula várias vias de sinalização, independentemente das mudanças hormonais e dos fatores de crescimento. Em particular o estímulo mecânico ativa: P13K e AKT (quinases serina/treonina) ou PKB (proteína quinase B), mTOR (alvo da rapamiacina em mamíferos), AMPK ( proteína quinase ativada por adenosina monofosfato), MAPK (miogênico ativado por proteína kinase).



   A figura acima demonstra como a via de sinalização para a siítese de proteínas (hipertrofia muscular) pode ser estímulada. O estímulo mecânico causado pelas contrações estimula mTOR, cabe  ressaltar que contrações submaxímas ou baixas cargas estimulam muito pouco mTOR, portanto para quem deseja alcançar um nível ótimo de síntese proteíca deve trabalhar os treinos com altas cargas e REPETIÇÕES MÁXIMAS. 
   Outra forma de estimular mTOR é através da ingestão de aminoacídos sendo o principal estimulador a leucina, portanto é extremamente importante a ingestão de aminoacidos (proteínas) ao longo do dia para tentar manter um ambiente anabólico, propiciando um estímulo em mTOR.    
   Outro processo que parece levar a hipertrofia muscular são os fatores metabólicos, segundo a NSCA (2008), esforços metabólicos tais como a depleção de fosfocreatina e glicogênio muscular bem como um aumento do fosfato inorgânico (Pi), e uma diminuição no pH muscular e acúmulo de lactato têm sido sugerido como potentes estímulos para a obtenção da hipertrofia muscular, esses fatores envolvem o estresse do sistema glicolítico e resultam no aumento de metabólitos, que podem estar envolvidos no crescimento muscular pela resposta elevada de hormônios anabólicos., bem como a supercompensação de glicogenio água e outros produtos do sarcoplasma. Esse processo pode também aumentar a expressão dos fatores de crescimento que também estimulam mTOR.
   Entender como ocorrem os processos que levam a hipertrofia muscular é de extrema importância para quem busca resultados expressivos. Parece que a combinação de estímulos como (metabólicos: depleção do sistema glicolitico) e (tensionais:  sobrecarga mecânica aplicada nos sarcomeros) é a melhor maneira de conseguir a hipertrofia muscular. A ingestão adequada de aminoacidos (proteínas) é essencial visto que são os produtos para a construção muscular.
   Então não há saída, TREINE FORTE  e se ALIMENTE ADEQUADAMENTE!


Bons Treinos!!! 

Um comentário: