Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA DIABÉTICOS

   O diabetes foi descrito pela primeira vez a mais de dois mil anos, portanto é uma doença milenar que acompanha a humanidade até os dias de hoje. Krall et al, 1994 citam que a palavra diabetes quer dizer em grego sifão (um tubo que aspira água) e foi dada por um médico grego chamado Arataeus em aprox. 150 A.C. Segundo os autores na época ele assim descreveu o diabetes:
“O diabetes é uma doença pavorosa, não muito freqüente nos homens, em que as carnes, os braços e as pernas se derretem na urina. Os doentes nunca param de urinar e o fluxo é incessante como a abertura de aqueoduto. A vida é pequena, desagradável e dolorosa. A sede é insaciável e a ingestão de água, apesar de excessiva, é desproporcional a grande quantidade de urina eliminada. Esta doença é de caráter crônico. De progressão lenta, o enfermo não sobrevive por muito tempo quando a doença está totalmente instalada, devido ao marasmo que ela produz, e a morte é rápida.” 
   Em 1909 a substancia produzida pelas ilhotas de langerhans  é consagrada, porém apenas em 1921 o hormônio é descoberto. Em 1950 a insulina começa a ser amplamente utilizada em pacientes com diabetes tipo I. Nas primeiras décadas do século passado também já se conhecia o efeito depressor do exercício sobre os níveos de glicose. (Balsamo e Simão)
 
 
 
Classificação:       
   A ausência de produção  de insulina pelo pâncreas é designado diabetes tipo I.
  A resistência dos tecidos periféricos (músculos esqueléticos) á captação da glicose estimulada pela insulina é designada diabetes tipo II.
   A alteração na secreção e na ação da insulina pode acarretar em hiperglicemia crônica acompanhada de alteração no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas que por sua vez induzem a alterações tissulares, ou seja, em complicações crônicas nos vários tecidos do corpo (olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguineos). Em pacientes com diabetes tipo I pode ocorrer também a hipoglicemia, essa pode ocorrer em função do tipo de insulina administrado ou da dieta (p.ex. várias horas sem ingerir nutrientes principalmente carboidratos) concominante ao exercício que aumentará a utilização de glicose pelo músculo.  
 
Diabetes e exercício:
   Agudamente, a atividade física tem a propriedade de aumentar a captação de glicose pelas células musculares, e o exercício sustentado induz aumento na sensibilidade à insulina. Assim como para a população normal, o exercício físico exerce efeitos favoráveis sobre fatores de risco cardiovascular comumente associados ao DM. Desse modo, atribui-se ao exercício benefícios hemodinâmicos e metabólicos decorrentes da melhora da resistência à insulina, também presente no DM1.
   Kelley & Goodpaster em uma revisão de literatura analisaram 9 estudos entre (1986-1996) todos exercícios aeróbios entre 65 a 80% do VO2 máx com duração de 2,5 a 6 meses e encontraram: Melhora HbAC1(hemoglobina glicada é a união da hemoglobia com os açucares) (3 estudos), Melhora da glicemia (4 estudos), Melhora na sensibilidade à insulina (4 estudos), Melhora na secreção insulina (7 estudos).
Alguns outros estudos reportaram:
   Melhora a sensibilidade à insulina no Tipo 1 e no Tipo 2 (Koivisto et al., 1986; Wallberg-Henriksoon, et al., 1992)
Melhora (Tipo II) ou não (Tipo I) o controle glicêmico (Wallberg-Henriksoon, et al., 1992; Zinman et a., 1984; Boulé et al., 2001; Raile et al., 1999)
   Diminuição da reposição de insulina (Tipo I) (Zinman et a., 1984; Raile et al., 1999)
   O treinamento físico pode melhorar o perfil lipídico (reduzir o colesterol total, LDL, triglicerídeos e aumentar o HDL. (Khawali et al., 2003; Torres-Tamayo et al., 1998;Lehmann et al., 1997; Ribeiro et al., 2008)
   O exercício pode melhorar a função endotelial, ou seja aumenta a dilatação das artérias (aumento de 10%) no estudo de Fuchsjäger-Mayrl et al., 2002.
 
 
   
   Diabéticos devem realizar um programa de exercício de pelo menos 3x por semana (melhor  5 x por semana ou mais)
-20 a 60 min exercícios aeróbicos (40-75% VO2máx.)(10 min de aquecimento + 10 min relaxamento)
-5 a 10 min baixo condicionamento (5-7 x semana) (atividades físicas leves)
-20 a 40min de musculação (2-3x/ semana; 8-10 exercícios; 12-15 repetições com 60 segundos de intervalo entre exercícios e séries  ) – contra indicado quando tiverem presentes disfunções associadas. Exercícios com pesos resultam em benefícios para o DM Tipo 2 pela maior captação de glicose pelo músculo em função do aumento da massa magra e síntese de glicogênio. Exercícios com pesos combinados com exercícios aeróbicos e/ou com dietas para redução do peso corporal apresentam melhor efeito no controle glicêmico que ambos isolados
-Exercícios de flexibilidade (2-3 x/semana)

Parâmetros glicêmicos para início do exercício Glicemia (mg/dL) Conduta
Até 80           -         Não realizar exercício
80 – 100*  -    Ingerir carboidrato; medir novamente a glicemia
100* – 250    -         Realizar exercício
Acima de 250, com cetonúria, ou acima de 300** Não realizar exercício


    Cuidados para a prática segura de exercício na presença de complicações crônicas do diabetes diabéticos com retinopatia devem evitar exercícios intensos, que elevem demasiadamente a pressão arterial sistólica ou exijam a realização de manobra de Valsalva; diabéticos com nefropatia devem evitar exercícios de alta intensidade, pois estes aumentam a proteinúria; diabéticos com neuropatia periférica devem usar palmilhas de silicone, meias de algodão, sem costura, examinar os pés após a sessão de exercício; em casos mais graves, devem priorizar exercícios que não exijam suporte do peso corporal como, por exemplo, nadar ou pedalar; diabéticos com neuropatia autonômica devem evitar a realização de exercícios que exijam mudanças bruscas de posição e em ambiente com temperaturas extremas.

Bons treinos!!!

7 comentários:

  1. Fabiao,
    Parabens meu amigo! Nota 10!
    Heavy metal!!
    Rafa,
    Abraco

    ResponderExcluir
  2. Mandou mto bem, Fabio!! E a tabelinha de parâmetros glicêmicos vai ser bem útil aqui!
    Valeu, viu? =)
    Bjão e até amanhã!!!

    ResponderExcluir
  3. hei man...isso aki ta lindo animal..! aprendei bastante ...!! maravilhoso... continue assim.

    ResponderExcluir
  4. HEI MAN, MARAVILHOSO APRENDI MUITO AKI, ADOREI, CONTINUE ASSIM GUERREIRO...

    ResponderExcluir
  5. Fábio, meu pai é diabético e eu sempre insisto muito para que ele pratique esportes, mas ele só caminha. Bom já é alguma coisa.
    Vou mandar o link do seu texto para ele ler.
    Ótimo!
    bjs

    Silvia

    tem sorteio de whey e bcaa no blog:
    www.treinoebeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu blog Fábio. Suscinto e instrutivo.
    Parabéns.
    Will

    ResponderExcluir