Páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

MUSCULAÇÃO E EMAGRECIMENTO: O IMPACTO DA MUSCULAÇÃO NA COMPOSIÇÃO CORPORAL

   Existe muita discussão na literatura cientifica quanto ao impacto da musculação no emagrecimento, essa discussão ainda se estende por salas de musculação e pelos profissionais da saúde.
   A maioria das pessoas que segue um programa de musculação procura a melhora na estética como aumentos na massa muscular e a perda da gordura corporal. Quando consideramos a estética podemos dividir o corpo em duas partes: a massa corporal magra e a gordura corporal.
   O emagrecimento pode ser entendido como a perda da massa gorda ou gordura corporal, em adultos as células adiposas não podem se multiplicar elas apenas aumentam ou diminuem seu tamanho em resposta ao estilo de vida da pessoa. 
   Já está claro que o treinamento aeróbico gera um maior gasto calórico do que a musculação e como o balanço calórico negativo é o responsável pela perda da gordura corporal parece claro que o treinamento aeróbico é o mais eficiente para o emagrecimento. Entretanto não se deve ignorar a musculação como complemento aos exercícios aeróbicos ajudando a reduzir ou preservar a perda da massa magra, e a não ser que você seja uma modelo desnutrida você não ia querer perder a massa magra.
   Muitas pessoas acreditam que ao realizar a musculação irão ganhar um elevado valor de massa muscular, porém muitas dessas pessoas não têm predisposição genética para atingir tal valor. Além disso, o treinamento para tal é de extrema intensidade bem como uma dieta extremamente rigorosa, então a não ser que você seja um privilegiado e tenha uma dieta perfeita nunca atingirá um nível alto de massa muscular, esqueça!
   Outra consideração quanto a composição corporal é que a massa muscular magra é muito mais densa que o a massa gorda, portanto uma mesma quantidade de tecido magro sempre ocupará menos espaço,  por exemplo 1 kg de massa muscular ocupa menos espaço que 1 Kg de gordura corporal.
   Para eliminar 1 Kg de gordura corporal é necessário gerar um balanço negativo de 7.700 Kcal aproximadamente, uma sessão de treinamento de musculação gera aproximadamente um dispêndio de  240 Kcal, se a musculação gera um dispêndio de 240 Kcal com 32 a 39 sessões de treinamento seriam mobilizadas as calorias de 1 kg de gordura, portanto como podemos dizer que a musculação não emagrece? Fica a pergunta para aqueles que não acreditam que a musculação pode ser responsável pelo emagrecimento.

 
 
   É claro que essa seria um processo lento já que se levariam aproximadamente 13 semanas para perder 1 Kg de gordura, mas uma coisa é o processo lento outra coisa é dizer que não funciona.
   Com certeza para potencializar o processo de emagrecimento deve se introduzir no programa de treinamento exercícios aeróbicos que geram um maior dispêndio energético, bem com o realizar uma reeducação alimentar que talvez seja a parte mais importante no processo de emagrecimento.
   Os exercícios aeróbios são mais eficazes num programa de treinamento visando o emagrecimento, entretanto isso não significa que a musculação não funcione.  

MUDE TEU ESTILO DE VIDA E TEU NOVO ESTILO DE VIDA MUDARÁ TEU CORPO!

VOCÊ É O QUE VOCÊ COME!

Nenhum comentário:

Postar um comentário