Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

TREINAMENTO DE FORÇA PARA CORREDORES DE MARATONA


   A economia de corrida pode ser quantificada como o consumo de oxigênio de uma determinada intensidade de exercício. A maior economia de corrida ou a eficiência de movimento pode resultar em um menor custo energético quando se está trabalhando em velocidades sub-máximas, permitindo assim ao corredor se mover mais rápido ao longo de uma determinado distância. Um método para melhorar a execução da economia é a aplicação de um programa de treinamento de força. No entanto, poucos dados existem comparando diferentes tipo de treinamento de força sobre a economia de corrida. Dezesseis corredores treinados foram divididos aleatoriamente em dois grupos, sendo um grupo realizando um treinamento de força rápida e um de força máxima. Cada intervenção foi realizada duas vezes por semana durante o período do estudo. Ambos os grupos realizaram exercícios que visavam a musculatura da perna, incluindo leg press, agachamento, cadeira extensora, flexão de joelho, panturrilha e tibial anterior. O grupo de treinamento de força rápida grupo realizou três séries de 12RM em cada exercício, os participantes foram instruídos a realizar a parcela concêntrica de cada repetição, o mais rápido possível. O grupo de treinamento de força máxima realizaram três séries de 6RM em cada exercício
   Quando comparadas as duas intervenções o protocolo de treinamento de força máxima foi a única intervenção em resultar em melhorias na economia de corrida. Além disso, o treinamento de força máxima resultou em um aumento maior na força de 1RM e um melhor desempenho do salto vertical quando comparado com o treinamento de força rápida. O achado mais importante deste estudo é que o treinamento de força máxima pode melhorar a economia de corrida. No entanto, este estudo deve ser visto com alguma cautela. O treinamento de força rápida realizado no estudo pode ser um tanto enganador na medida em que não contém o protocolo e a repetição característica tipicamente vista em um programa de treinamento força  que tem como alvo os movimentos explosivos (treinamento de potência).
   A literatura indica que um treinamento de força com um alto volume é normalmente recomendado para atletas de endurance. No entanto, os resultados da estudo parecem sugerir que a menor volume no treinamento de força com uma maior intensidade visando aumentar a força máxima parece resultar em mais melhorias na economia de corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário