Páginas

quarta-feira, 5 de maio de 2010

BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO NO SISTEMA CARDIOVASCULAR


   A musculação pode trazer benefícios para o sistema cardiovascular, porém de uma maneira diferente dos exercícios aeróbios. O aumento na capacidade do sistema cardiovascular funcionar sobre condições de alta pressão e produção de força podem preparar o corpo para demandas extremas, isso pode ser extremamente importante, por exemplo, para um idoso que precisa carregar ou empurrar um objeto pesado.
Ao contrário dos exercícios predominantemente aeróbios que promovem aumento apenas da freqüência cardíaca e da pressão arterial sistólica, a musculação promove o aumento da freqüência cardíaca, pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica. O aumento da pressão arterial diastólica, por sua vez, tem sido considerado fator de proteção cardiovascular, pois favorece o fluxo coronariano, aumentando o suprimento de oxigênio ao miocárdio e, conseqüentemente, diminuindo os incidentes isquêmicos e arrítmicos. De fato, o fator protetor da musculação para a diminuição dos eventos cardíacos isquêmicos e arrítmicos tem sido amplamente evidenciado na literatura. Exemplo disso são os resultados de Bertagnoli et al, que, em estudo com pacientes coronarianos, verificaram que o incremento de halteres nas mãos dos pacientes durante o exercício aeróbio, no momento do início da isquemia, resultava na normalização do fluxo coronariano. (Camarâ et al, 2007)
Estudos demonstram que a musculação pode beneficiar o sistema cardiovascular, é claro que os exercícios aeróbicos trazem inúmeros benefícios e talvez sejam a melhor indicação para um treinamento objetivando a melhora da saúde e capacidade cardiovascular, porém a musculação pode complementar esses exercícios e trazer benefícios a seus praticantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário