Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

TREINAMENTO FUNCIONAL PARA QUÊ E PARA QUEM?



Atualmente o treinamento funcional está sendo muito utilizado como uma ferramenta no meio esportivo e fitness. Defini-se treinamento funcional como o treinamento onde as adaptações sofridas são transferidas para a atividade alvo do praticante, por exemplo, se um atleta precisa aprimorar uma capacidade física as sessões de treinamento na musculação devem ser realizadas da forma mais específica possível enfatizando os gestos motores e a fontes de energia predominante em seu esporte.
O treinamento funcional também está ganhando popularidade nas academias entre os indivíduos interessados em ganhos hipertróficos, muitos profissionais atualmente prescrevem o treinamento funcional para hipertrofia muscular. Mas será que o chamado funcional “funciona” em relação a hipertrofia muscular? Vamos pensar, se as adaptações sofridas pelo treinamento devem ser transferidas para a atividade alvo do praticante então para quê realizar um treinamento funcional visando a hipertrofia muscular?
É comum vermos profissionais prescrevendo exercícios em plataformas instáveis (bolas, bozus, etc...) ou exercícios combinados (exercício para o peitoral com supino com halteres no braço direito e crucifixo no braço esquerdo simultaneamente) para indivíduos que buscam a hipertrofia muscular. Qual será a vantagem destes “funcionais” em relação a exercícios convencionais para ganhos hipertróficos?Até o presente momento não existem estudos que comprovem essa teoria. Exercícios funcionais exigem muita coordenação e equilíbrio então a carga usada será muito menor nestes exercícios em relação aos convencionais. A magnitude da resposta hipertrofica depende do estresse mecânico causado nas fibras musculares, então o treinamento funcional parece não ser a melhor ferramenta para estimular a hipertrofia muscular, porque a carga usada no treinamento será muito reduzida, dificultando o estresse causado sobre o musculo dificultando assim sua adaptação.
Já em relação ao aumento da força alguns estudos sugerem que exercícios funcionais como exercícios em plataformas instáveis podem causar uma boa resposta, porem mais estudos devem ser realizados para comprovar esta hipótese.
Para a montagem de um programa de treinamento de musculação devem ser levados em conta os princípios de treinamento e um destes princípios é o principio da especificidade (o treinamento deve ser especifico ao objetivo do praticante e atender as necessidades selecionadas para a melhora). A prescrição do programa não deve se basear na moda, ou seja, em exercícios que estão na moda, ou exercícios que os praticantes simplesmente acham legais, a prescrição deve se basear nos princípios de treinamento.
Prescrever porque está na moda, porque os exercícios são "legais". Isto é uma hipocresia!
A MUSCULAÇÃO é FUNCIONAL! Quando prescrita por profissionais especializados que realmente sabem manipular as variáveis do treinamento a fim de proporcionar as adaptações adequadas ao objetivo do praticante.
BONS TREINOS!